segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vestindo a camisa da empresa.....


A partir desta premissa as origens dos benefícios e o desenvolvimento se devem a competição entre as organizações na disputa por talentos humanos, uma postura nova das pessoas quanto aos benefícios, focando também na necessidade de contribuir para o bem estar dos colaboradores, da comunidade e para satisfazer as exigências legais, dos sindicatos e da previdência social.


Chiavenato (2004), define:


"Benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte da remuneração pessoal. Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar, etc. (...) Na verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, (...). Os benefícios sociais estão intimamente relacionados como aspectos da responsabilidade social da organização (Chiavenato, 2004: 314-315).

Nunca se ganhou tanto destaque os planos de benefícios como nos dias atuais. São intensamente discutidos e avaliados quanto aos propósitos, os custos e valores para implantar, a responsabilidade e os critérios de avaliação. O plano de benefícios apresenta vários tipos em sua classificação devido à flexibilidade das organizações para melhor satisfazer as necessidades dos funcionários. Quanto á sua exigibilidade legal os planos de benefícios se classificam em Benefícios Legais e Benefícios Espontâneos; quanto a sua natureza de definem em Benefícios monetários e Benefícios não-monetários; e quanto aos objetivos da organização se classificam Assistenciais, Recreativos e Supletivos. Ao analisar cada classificação é necessário pautar os limites e vantagens diante da cultura organizacional e estruturar qual plano utilizar para obter melhor resultado.



Cada organização traça seu pacote de planos de benefícios adequado ao perfil dos funcionários e das suas atividades. Os benefícios visam satisfazem os objetivos individuais, econômicos e sociais do individuo. Os benefícios individuais visam atender as necessidades individuais proporcionando uma vida pessoal, familiar e de trabalho mais tranqüila e produtiva. Já os benefícios econômicos funcionam como ferramenta de atração e de retenção de pessoas. E por fim, os benefícios sociais que são planejados e estruturados para ajudar o funcionário em várias áreas de sua vida, no cargo; fora do cargo, mas dentro da organização e fora da organização (na comunidade).

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