quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EMPREGABILIDADE

Empregabilidade é um tema muito discutido na atualidade, juntamente com a capacidade de inovação e adaptabilidade.Com o avanço da globalização e das trocas de capital intelectual humano, cada vez mais têm-se a necessidade de se adaptar e adquirir novos conhecimentos.O vídeo acima, busca trazer esclarecimentos sobre o assunto, de acordo com Mário Persona, bem como clarear nossos conhecimentos sobre o tema.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mulheres & Trabalho


Chiavenato (2006) afirma que: “Liderança é uma influência interpessoal...na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra, de algum modo intencional”. Assim, podemos destacar a liderança da mulher. A inserção da mulher no mercado de trabalho se iniciou a partir das duas grandes Guerras Mundiais, nas quais os homens tinham que ir para os campos de batalha e então as mulheres assumiam os negócios da família. Com o fim das guerras, alguns homens morreram e outros foram mutilados, obrigando muitas mulheres a realizar trabalhos que antes eram feitos por seus maridos.

No decorrer dos séculos, a mão-de-obra feminina foi transferida para as fábricas, surgindo assim, leis que beneficiassem as mulheres. Mesmo com essas conquistas, muitas mulheres tinham longas jornadas de trabalho e salários inferiores ao dos homens.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, no Brasil, no início do século XXI, a cada dez cargos executivos existentes, apenas um é ocupado por mulher. Em cargos gerenciais, encontramos uma proporção de duas mulheres parae oito homens, cargos de chefia, as mulheres são três e os homens são sete e até mesmo em cargos de nível operacional, elas são minoria, compondo uma relação de 3,5 mulheres e 6,5 homens.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Competências


"Atualmente, o tamanho das empresas deixou de ser um fator decisivo no mercado. Proporcionalmente ao tamanho das organizações crescem as necessidades de gerenciamento do Capital Humano e de suas capacidades e conhecimentos - em constante desenvolvimento. Por este motivo, à medida que crescem o número de pessoas, cargos, funções e atividades, multiplica-se o trabalho de gerenciar esta massa de dados, focada em atender aos objetivos específicos da organização. Neste momento, surge a necessidade da utilização de tecnologias que auxiliem na administração de competências, tornando a velocidade de resposta a diversas questões limitada a meras consultas às bases de dados."(Manoel Salgueiro)
Ao analisarmos estas afirmações,nos damos conta da grande importância de se desenvolver as competências e habilidades dos funcionários de uma empresa. Acompanhada de um bom plano de carreira,acaba por ser um diferencial competitivo das organizações,que buscam cada vez mais se estabelecerem no mercado. Desenvolver competências,agrega mais valor para uma empresa,valor este,que ninguém consegue comprar ou copiar. Assim,no mundo de hoje,torna-se inevitável não optar por essa temática.

Empregabilidade


Empregabilidade é a capacidade de conseguir uma oportunidade e se manter no mercado de trabalho.

Cada pessoa é responsável pelo seu sucesso, naturalmente isso requer de cada um atitudes vitoriosas, como: visão, perseveraça, motivação, planejamento, estratégia,inovação e muita,muita persistência.

Ficar a vida toda em uma zona de conforto,faz com que nossos planos e sonhos se tornem pequenos demais perante nossa capacidade.Experimentar o novo,buscar novos conhecimentos,é nosso papel.Somos gestores de nossas vidas,então devemos traçar metas e desafios.O mercado não comporta comodismo,ele busca profissionais atualizados e ativos, cada vez mais !

Sugestão de leitura


Encontrei na biblioteca um livro relacionado ao tema Economia Soliária. Achei que seria bem útil para pessoas que tenham se interessado pelo assunto,e para quem quiser se aprofundar no tema.O nome do livro é Economia Solidária : dilema da institucionalização, de autoria de Fernanda Henrique Alcântara.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Virou moda


O termo desenvolvimento sustentável está em tudo que é lugar. Nos relatórios das empresas, no discurso dos ambientalistas, nas teses científicas. É o novo paradigma para uma infinidade de discussões econômicas, políticas, ambientalistas e sociológicas. Mas afinal, o que é isso?
Uma das definições mais usadas para desenvolvimento sustentável éo desenvolvimento capaz de suprir as necessidades atuais da população, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Ou seja, a idéia é crescer sem destruir o ambiente e esgotar os recursos naturais.
Essa definição, no entanto, é considerada limitada por alguns cientistas já que não aborda outros aspectos como o político e o social. Para entender melhor o que é desenvolvimento sustentável é necessário conhecer um pouco da história de como foi entendido o desenvolvimento anteriormente, como surgiu o termo, as formas como ele pode ser medido e as teorias que ajudaram a criar a expressão.

Teste seus conhecimentos em QUIZ: http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=111

Empregabilidade


Nascida em 2005 no albergue do Bom Retiro em São Paulo, a Oficina de Artes Boracea cresceu e ganhou independência.
Há um ano, transformou-se em ONG. Por mês, o grupo fatura R$ 5 mil, vendendo os produtos em lojas da cidade e no exterior. Tudo aconteceu graças ao apoio, ao estímulo e à orientação da arquiteta e artista plástica Adriana Yazbek, 36 anos. Mais de sete pessoas já conseguem pagar aluguel com o que ganham na Oficina. Investe na formação profissional de indivíduos inserindo- os em um meio de geração de renda auto sustentável.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Profissão e carreira na “Era do Conhecimento” é possível esta combinação?

Como falar de carreira, quando o mercado de trabalho tem demandado cada vez menos empregos estáveis? Esta questão surge em muitas mentes ao deparar com uma sociedade carregada de valores, etnias, éticas e avanços. O homem tem vivenciado uma sucessão de eras desde os anos 30, onde a administração era baseada nas relações humanas, segundo os fundamentos de Elton Mayo. Nestas sucessões, o mundo do trabalho encontra-se em constante transformação e surge o profissional que passa a fazer diferença na era do conhecimento o profissional que agrega e transforma o conhecimento em "competência". O conceito de carreira e profissão acarreta um processo de flexibilidade e novas visões. Esta é a temática deste artigo que apresenta a abordagem sobre a sociedade e a cultura, uma vez que a carreira é dependente das oportunidades profissionais proporcionadas pela sociedade.

Segundo Chalant (1996), "a idéia de carreira, nasceu com a sociedade industrial capitalista liberal e a gestão de carreira é uma idéia mais contemporânea". A palavra carreira, que tem origem no latim via carraria, só passou a ser utilizado como uma propriedade estrutural das organizações para definir a trajetória profissional a partir do século XIX. Nesta linha de raciocínio, define-se carreira como "uma seqüência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa". Neste contexto, surge o paradoxo: "Como falar de carreira, quando o mercado de trabalho tem demandado cada vez menos empregos estáveis e bem - remunerados"?

Ao avaliarmos o conceito de carreira de alguns anos atrás percebemos que não é mais valioso e pode-se afirmar que hoje apresenta um novo conceito tornando cada vez mais evidente que o que importa é tornar-se empregável pela vida toda, ou seja, ter um emprego que proporcione estabilidade por toda a vida. Então, diante deste fato surge à questão: as pessoas realmente investem na carreira profissional? O diagnóstico está na importância de desenvolver uma cultura de investimento constante na carreira.

A idéia de gestão de carreira supõe uma estabilidade no emprego, uma boa remuneração que atenda suas necessidades de consumo, um espaço para seu futuro profissional. Estes elementos se encontram cada vez mais dispersos para o profissional e isso causa um grande impacto nas carreiras e precisa ser visto com outros olhos pela organização. A empresa precisa estar com uma equipe preparada para ir a campo na disputa de mercado, mas se a equipe não estiver satisfeita dentro da organização compromete o sucesso. A receita é a conscientização da empresa em adaptar a carreira do profissional, destacando o objetivo do profissional, ou seja, o que ele quer ter, ser e fazer, o que ele gosta de fazer e outro ponto muito importante aquilo que ele sabe fazer, ou seja, suas competências.

Ao defrontar com o cenário internacional traçado pelo ambiente organizacional de imensa competição e dinâmica que resulta na instabilidade aos empregos. Neste cenário, empregos são imprevisíveis, surgem e desaparecem e alteram o status social do profissional. Alguns autores afirmam que gestão de carreira é "um processo pelo qual indivíduos desenvolvem, programam e monitoram metas e estratégias de carreira". Contudo, a idéia de gestão de carreira, supõe uma estabilidade no emprego, uma boa remuneração, um futuro profissional relativamente bem traçado e previsível, uma formação adequada e uma ética no trabalho, mas este pensamento se contradiz ao analisarmos o mercado de trabalho que tem demandado cada vez menos empregos estáveis e bem-remunerados; a forma de gestão está cada vez mais dominada por preocupações essencialmente financeiras; o declínio da ética do trabalho; os sistemas de formação estão em crise e o horizonte profissional é cada vez mais curto. Então o que fazer?

Planeje, pois quem não planeja é sempre surpreendido. "O planejamento só é bem definido quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida para todos, um cenário melhor para a vida de todos na sociedade"- frase de um Administrador. Com estas palavras de um profissional podemos afirmar que os objetivos individuais de um profissional devem estar anexos aos objetivos organizacionais através do desenvolvimento de planejamento e uma educação contínua. E para melhor se definir nas oscilações do mercado cabe ao profissional desenvolver a auto-gestão de sua carreira! Suas ações devem estar voltadas para o planejamento de adequação e manutenção da sua qualidade e competitividade para o mercado de trabalho.


"Administrar é usar recursos escassos e torná-los suficientes para atingir um objetivo." ( Eliane de Oliveira )

Autora: Nayara Nogueira Silva
E-mail: nayara_noguel@yahoo.com.br

Economia Solidária

Olá Gestores!

Abaixo segue um video bem legal sobre economia solidária!

http://www.youtube.com/watch?v=H6hBs0yjeUE

domingo, 5 de setembro de 2010

Empregabilidade

Mario Persona, palestrante, escritor e consultor de comunicacao e marketing, fala da importancia da empregabilidade neste entrevista educacional simulada baseada no texto de uma entrevista real. Uma verdadeira licao de planejamento de carreira.

http://www.youtube.com/watch?v=mX8xtqocxUU

Empreendedor


Empreendedor ter capacidade de realizar coisas novas.
“Um individuo que identifica oportunidade e para explorá-las toma iniciativa de reunir, organizar ou administrar recursos na forma de uma empresa autônoma, assumindo uma qualidade significativa de risco associado com a participação acionaria nesta empresa, comprometimento pessoalmente com o resultado”
(Peter Drucker)

O empreendedor:
1 – realiza seus sonhos, que busca auto-realizarão
2 – aprende com erros e fracassos e não se abate
3 – acredita poder realizar os sonhos das pessoas. Colocando o destino a seu favor.

sábado, 4 de setembro de 2010

Economia Solidária

Economia Solidária

O que é Economia Solidária?

Este é um tema que está sendo muito questionado, o que é Economia solidária?

Temos como Economia a satisfação das necessidades ilimitadas com recursos limitados. Mas e economia solidária seria satisfazer as necessidades de forma solidária, em conjunto, visando apenas a ajuda financeira ao próximo?

Economia Solidária, ela é baseada na cooperação, no desenvolvimento do processo, podem ou não a obtenção do lucro. Abaixo é uma explicação de acordo com Razeto:

“Concebemos a economia de solidariedade como uma

formulação teórica de nível científico, elaborada a partir e para

dar conta de conjuntos significativos de experiências

econômicas – no campo da produção, comércio, financiamento

de serviços etc. -, que compartilham alguns traços constitutivos

e essenciais de solidariedade, mutualismo, cooperação e

autogestão comunitária, que definem uma racionalidade

especial, diferente de outras racionalidades econômicas. Trata-se

de um modo de fazer economia que implica comportamentos

sociais e pessoais novos, tanto no plano da organização da

produção e das empresas, como nos sistemas de destinação de

recursos e distribuição dos bens e serviços produzidos, e nos

procedimentos e mecanismos de consumo e acumulação”.

(RAZETO. In: GADOTTI; GUTIÉRREZ, 2001, p. 40)

Com isso percebemos que esta economia e uma forma da prática social e política, que há uma mobilização dos trabalhadores no desenvolvimento de alternativas de organização do trabalho e da vida, tendo novos valores e praticas no trabalho para realizar relações sociais.


Autonomia e Auto-Gestão

Após a dinâmica feita pela professora Fernanda em sala de aula, à procura de objetos que estão ao nosso redor que possuem autonomia e autogestão, a turma conseguiu encontrar vários objetos como: o Tiquinho, que é o mascote da faculdade, que teve autonomia de escolher a faculdade para viver; o galho de uma flor, que mesmo a flor tendo toda sua beleza é necessário a coletividade (o galho, a folha e a flor) para que seja um organismo vivo, desta forma não há uma estrela; até mesmo na escolha do grupo para fazer a dinâmica, em que os integrantes do grupo não se conheciam e mesmo assim ouve uma adaptação, se envolveram para conseguir o objeto, com opinião de todos, ou seja, ausência de dominação.

Desta forma conseguirmos encontrar várias palavras que podem definir e explicar o termo Autonomia e Autogestão.

Escolha, Agrupamento , individual e em grupo, transcendência, criatividade, inovação, potencial latente, complexidade, conceito equivocado, intervir, simbolismo, organização, cooperação, ausência de estrela, interdependência, foco no resultado, coletividade, organismo vivo, envolvimento, resistência, ausência de dominação, conhecimento da área, simples-complexo, natural, adaptação, função clara.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Autonomia


"Se quisermos ser livres, ninguém deve poder dizer-nos o que devemos pensar"

Encontrei um artigo publicado no Jornal ''A Razão" em que menciona a importância da autonomia. O autor do artigo Holgonsi Soares, cita como conceito de autonomia '' a condição básica para conviver com os riscos, as incertezas e os conflitos de nossa sociedade'', ele compara as sociedades com este conceito.